O Município de Loures implementou medidas excecionais e temporárias na iluminação pública do Parque Adão Barata, em Loures, que visam incentivar a população a manter o isolamento social, durante o período em que este se encontrar em vigor.

Durante esta fase, a Autarquia vai aplicar um horário pré-estabelecido de redução de intensidade luminosa no parque, de forma a incentivar a população a manter o isolamento social exigido, que permite também uma redução de consumo e emissões de CO2 .
Uma medida possível devido ao facto de, em 2019, o Município ter implementado, em colaboração com a AMEAL (Agência Municipal de Energia e Ambiente de Loures), um projeto piloto que contemplou a substituição de luminárias tradicionais do Parque Adão Barata, por tecnologia LED, bem como a instalação de um equipamento associado de regulação de fluxo (dimming), que permite a redução da intensidade luminosa em períodos pré-estabelecidos, não comprometendo a qualidade da luz e os objetivos a que a iluminação pública se propõe.
A utilização de tecnologia LED permitiu uma redução de consumo e emissões de CO2 de 65%, mas associada à tecnologia “dimming”, aumenta essa redução de consumo e emissões de CO2 para 85%, quando comparado com uma solução de iluminação pública tradicional.
Uma tecnologia que permite enquadrar o Município de Loures no conceito de “Smart City” nesta zona de lazer da cidade, com vantagens no aumento da eficiência e na redução de CO2, mas também na possibilidade de utilizar esta tecnologia como resposta a medidas excecionais e temporárias como acontece no atual Estado de Emergência.