A Câmara Municipal de Loures aprovou, em reunião realizada no dia 6 de maio, um conjunto de apoios extraordinários a diversas entidades, num valor superior a 340 mil euros, no âmbito das medidas de combate à pandemia da COVID-19.

Associações de Bombeiros, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e instituições sociais com trabalho dirigido à comunidade são as beneficiárias deste apoio extraordinário que a Câmara deliberou atribuir, tendo em conta as dificuldades financeiras por que estão a passar estas entidades, devido às medidas restritivas impostas pelo Estado de Emergência para combater o surto epidémico da COVID-19 em Portugal.
Neste âmbito, a Câmara irá atribuir um apoio extraordinário superior a 150 mil euros, distribuído proporcionalmente pelas sete associações de bombeiros do concelho, para colmatar a quebra de receita referente aos serviços de transporte de doentes não urgentes, aos alugueres variados, bem como aos rendimentos provenientes de atividades formativas realizadas em outras entidades.
“Uma receita perdida”, conforme referiu o presidente da Autarquia, Bernardino Soares, na reunião da Câmara, que poderá colocar em causa “a sustentabilidade das associações ao longo do ano”.
Uma medida extraordinária que vem complementar a antecipação das transferências referentes aos meses de abril e maio, que o Município levou a cabo no mês de março.
Ainda no âmbito destes apoios extraordinários, a Câmara Municipal decidiu ativar o Fundo de Emergência Social, de forma a poder dar continuidade aos apoios financeiros às IPSS com resposta de creche/creche familiar e jardim de infância, e acordo de cooperação com a Segurança Social, na razão de 50 euros por utente, durante o mês de maio, num total de mais de 152 mil euros.
Um valor a que acresce mais cerca de 8 mil euros para a União das Freguesias de Moscavide e Portela que, também garante as respostas de creche e jardim de infância.
Ao nível das instituições de caráter social com intervenção dirigida à comunidade, designadamente que prestam ajuda alimentar a famílias ou indivíduos carenciados, a Autarquia decidiu atribuir também um apoio extraordinário de cerca de 34 mil euros, provenientes do Fundo de Emergência Social.  Uma verba que corresponde a cinco euros por beneficiário de ajuda alimentar, durante o mês de abril, e que visa minorar os impactes negativos na sustentabilidade destas instituições que tiveram um aumento exponencial na procura de ajuda alimentar.