A Câmara Municipal de Loures vai disponibilizar, a partir de dia 27 de abril, a Linha de Apoio ao Cuidador, acessível através do número 800 100 176.

Esta linha telefónica estará em funcionamento aos dias úteis, entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 16h00, e destina-se a cuidadores, quer sejam formais ou informais, que residam, trabalhem ou cuidem de alguém no concelho de Loures. Poderá também utilizar o email: dgps@cm-loures.pt.
Através desta resposta do Município, os interessados poderão obter, de forma gratuita, dois tipos de apoio: apoio psicológico e aconselhamento de âmbito social.
A criação desta linha acontece num contexto em que a pandemia da COVID-19 tende a acentuar as fragilidades da população na área da saúde, tanto física como mental, e a colocar os cuidadores em situações de maior vulnerabilidade.
Os cuidadores formais e informais estão hoje sujeitos a stress adicional, nomeadamente pelo receio de infeção dos próprios ou das suas famílias e pelo aumento do volume de trabalho devido à aplicação de planos de contingência institucionais e às especificidades e regras de desinfeção.
Essa realidade foi comprovada ao longo do último mês, período durante o qual a Câmara Municipal de Loures estabeleceu uma série de contactos com cuidadores que, não sendo acompanhados regularmente no âmbito do Projeto ELO, recorreram a um apoio pontual em contexto de crise.
Recorde-se que Município já desenvolve, ao longo do ano, trabalho com os cuidadores, através do projeto ELO, que recebeu, entre 16 de março e 17 de abril, cerca de 200 contactos.