Nos dias 27 e 28 de abril foram efetuadas visitas técnicas a diversos lares de idosos do concelho e testes ao novo coronavírus a todos os seus profissionais, num trabalho conjunto da Câmara Municipal de Loures, da Segurança Social e do ACES e da Unidade de Saúde Pública de Loures e Odivelas.

As visitas, realizadas no dia 27, destinaram-se à preparação da realização dos testes, bem como a aferir das condições sanitárias e de organização dos lares, tendo em conta a resposta à epidemia com o novo coronavírus.
Nesta operação, com o objetivo global de testar cerca de 600 profissionais das instituições, estão incluídos todos os lares licenciados existentes no concelho – sejam da rede social ou privados – à exceção daqueles em que se tenham diagnosticado casos positivos de infeção com COVID-19, sendo por isso já acompanhados pelas autoridades de saúde.
Os testes são fornecidos à Segurança Social por unidades de investigação do Instituto Superior Técnico e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sendo aplicados por enfermeiros do ACES ou das próprias instituições. O processo de recolha e entrega para análise nos laboratórios universitários associados ficou a cargo da Proteção Civil de Loures.
Trata-se de uma ação coordenada de elevada importância no combate à pandemia de COVID-19, visando o rastreio da infeção naqueles que, diariamente, cuidam de um dos grupos mais vulneráveis ao novo coronavírus: os idosos.
Os testes aos restantes lares do concelho de Loures decorrerão nos dias 6 e 13 de maio, precedidos igualmente de visitas técnicas.

lar1
lar2