O presidente da Câmara Municipal de Loures assinalou, no dia 7 de abril, a reabertura dos centros de dia com uma breve visita à Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) de São João da Talha.

Uma instituição que, de acordo com as orientações do plano de desconfinamento do Governo, reabriu no passado dia 5 de abril, cumprindo todas as normas de segurança e higiene exigidas para um espaço com estas características.
Os cerca de 25 utentes que atualmente frequentam a instituição foram divididos em dois grupos e as atividades são desenvolvidas em espaços separados, de forma a permitir que os grupos não se cruzem e que se consiga manter o distanciamento social recomendável entre os utentes.
Apesar de todas as medidas e regras impostas pela pandemia, que passaram a fazer parte do dia a dia destes idosos, a maioria mostrou-se muito feliz por regressar ao centro de dia e ao convívio com os seus pares.
Para José Núncio, presidente da direção da CURPI de São João da Talha, este regresso é fundamental para o bem-estar dos utentes, até porque “muitos deles, ao longo destes meses que estiveram em casa, pioraram significativamente, por exemplo, ao nível da mobilidade”, referiu.
Também o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, se mostrou confiante com esta reabertura e com a forma como as instituições se estão a organizar para receber os seus utentes, lembrando, no entanto, que, mesmo com a vacinação a decorrer, é necessário “manter todos cuidados para que não tenhamos de voltar a fechar novamente”.