A Câmara Municipal de Loures vai atribuir apoios financeiros ao movimento associativo do concelho, num montante estimado de 200 mil euros, com o objetivo de contribuir para a retoma da sua atividade.

Na proposta aprovada na reunião camarária de hoje com os votos favoráveis da CDU e do PS e o voto contra do PSD, o vice-presidente da Autarquia sublinha que “o desporto e a cultura são essenciais ao desenvolvimento individual e coletivo”, acrescentando que “a sua promoção e desenvolvimento tem no movimento associativo local um parceiro da maior importância”.

“As autarquias locais”, sustenta Paulo Piteira, “devem dar resposta às instituições concelhias que operam no terreno cujas atividades têm sido suspensas ou canceladas, em contexto de estado de emergência”.

Os apoios a atribuir visando a retoma de atividade pelo movimento associativo concelhio, a decorrer entre setembro e novembro de 2021, abarcam aspetos variados, como a distribuição de equipamentos de proteção individuais e ações de formação sobre a utilização de plataformas digitais.

A Câmara assumirá também a comparticipação de uma série de custos das associações, nomeadamente com a produção de campanhas de comunicação, a aquisição de equipamentos de proteção coletiva, a aquisição de programação cultural, recreativa ou educativa, a realização de iniciativas desportivas e a inscrição de atletas em federações ou associações.

Na reunião camarária de dia 19 de maio foi também aprovada, com os votos favoráveis da CDU e do PS e a abstenção do PSD, uma proposta que visa a atribuição de apoios financeiros excecionais, no âmbito da pandemia de Covid-19, a 77 associações culturais, recreativas, desportivas e juvenis do concelho que apresentaram candidaturas para este efeito. Está em causa uma verba do orçamento municipal superior a 42 mil euros.

A Autarquia aprovou também, igualmente com os votos favoráveis da CDU e do PS e a abstenção do PSD, uma deliberação relativa à atribuição de apoios financeiros ao abrigo do Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo. Segundo Paulo Piteira, que considerou estar em causa “uma proposta muitíssimo importante”, vão ser abrangidas 98 entidades, que beneficiarão de um montante global de cerca de 222 mil euros.

Na sua intervenção, o autarca enalteceu o movimento associativo do concelho, destacando o seu número, a sua diversidade e a “importância social do seu trabalho”. “É um fator de integração e de inclusão social para boa parte da população”, lembrou, lamentando os “novos problemas” e o “impacto que ainda hoje não é possível avaliar” que a pandemia de Covid-19 veio trazer.