A vacinação ao domicílio contra a Covid-19, que abrange doentes acamados sem possibilidade de sair das suas habitações, encontra-se em curso no concelho de Loures.

Esta operação tem vindo a ser realizada de forma faseada, contemplando os munícipes identificados pelo ACES Loures/Odivelas. Esta semana foram vacinadas 70 pessoas, estando agendada uma nova ação para a próxima semana.

A Câmara Municipal de Loures encontra-se a colaborar com o processo de vacinação ao domicílio. As ações desta semana e da próxima contam com a participação de um total de 11 enfermeiros contratados pela Autarquia para o efeito, bem como de um médico e uma enfermeira da Divisão de Segurança, Saúde Ocupacional e Apoio Psicossocial.

Também o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) tem prestado apoio logístico às equipas de vacinação – tanto em habitações como em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) -, nomeadamente disponibilizando transporte e alimentação aos profissionais das equipas. No caso da vacinação ao domicílio, este serviço assegura ainda a georreferenciação das moradas, para posterior definição das rotas.

Desde o início do processo de vacinação, o SMPC já colaborou com o ACES Loures/Odivelas em 18 saídas para vacinações ao domicílio e em 36 saídas para vacinações em ERPI.