Uma parceria entre o Município de Loures  e o FabLab EDP permitiu fabricar 853 viseiras de proteção que foram distribuídas gratuitamente pelas unidades de saúde e serviços municipais.

As viseiras foram produzidas pelos equipamentos FabLab EDP, utilizando um modelo disponibilizado por um fabricante de impressoras 3D que, com alguma modelação adicional e afinação dos parâmetros de impressão, permitiu melhorar o modelo e reduzir o tempo de produção, de três horas para 18 minutos cada.
Neste âmbito, a parceria com o Município de Loures surge com a necessidade de encontrar o PETg (material transparente que funciona como barreira de proteção), fundamental para o fabrico das viseiras.
De entre as mais de 72 gráficas existentes no concelho de Loures, a Autarquia conseguiu que a Colprinter e iNkey disponibilizassem inúmeras placas de PETg e PET para corte laser em formato apropriado, o que permitiu o fabrico das 853 viseiras distribuídas.
Embora o fabrico pela FabLab não seja em larga escala, a produção destas viseiras tem permitido dar uma primeira resposta à dificuldade de encontrar este tipo de material de proteção individual indispensável para profissionais de saúde e outros, no combate à pandemia da COVID-19.