Animais Perdidos

Encontre o seu animal

Perdeu o seu animal? Deve comunicar o desaparecimento na Junta de Freguesia e contactar o Centro de Recolha Oficial. Se souber o número do microchip pode contactar as seguintes bases de dados nacionais:

SIRA – Sistema de Identificação e Recuperação Animal (gerido pela Ordem dos Médicos veterinários)

SICAFE – Sistema de Identificação de Caninos e Felinos (gerido pela DGAV – veterinários municipais).

Pode contactar igualmente as clínicas veterinárias da zona envolvente ao local do desaparecimento.

 

Morte ou desaparecimento
A morte ou desaparecimento de cão ou gato deverá ser comunicada pelo dono, detentor ou seu representante à respetiva junta de freguesia no prazo de 5 dias.

Mudança de residência ou extravio do boletim sanitário deve ser comunicado à junta de freguesia da área da sua residência ou sede, no prazo de 30 dias

 

Cedência
Na ausência da comunicação referida no número anterior, considerar-se-á ter havido abandono do animal, salvo prova em contrário.

 

Transferência de registo
A transferência do registo de propriedade dos animais faz-se mediante solicitação do novo detentor junto da junta de freguesia, que procederá ao seu averbamento no boletim sanitário de cães e gatos.

 

Alteração de detentor
Entregar o boletim sanitário ao novo detentor, devendo este último comunicar tal facto à junta de freguesia da área da sua residência ou sede, no prazo de 30 dias a contar do mesmo.